quarta-feira, março 18, 2009

Mar branco




Ontem fui ver Blindness, do Fernando Meirelles - só agora saiu aqui na Espanha. Como estou ensaiando ler o livro do Saramago há horas, mas nao encontro em português por essas bandas, resolvi ver o filme de uma vez.

Uau.
Sabia que era uma história forte, mas acho que o Meirelles se esmerou em conseguir retratar a intensidade de tudo aquilo - especialmente através da fotografia genial, do efeito câmera na mao e dos planos fechados que já vinham desde Cidade de Deus - sem se perder em nenhum momento como aconteceu, na minha opiniao, diversas vezes no Jardineiro Fiel.
E a pele branquela sardenta da Julianne Moore? Grande sacada.
A sala pequeninha e vazia (eu e mais 6 pessoas) em plena terça feira ajudou na absorçao do soco no estômago.
Deu mais vontade ainda de ler o livro.

Ps: muito engraçado ler algumas pessoas no fórum do IMDB reclamando dos "big plot holes" como por exemplo: impossível nao haver nenhum enfermeiro numa quarentena! ou: o oftalmologista saberia que era uma doença contagiosa! ou: seria melhor se eles mostrassem mais cientistas e médicos se preocupando com a doença! HAHAHAHA... essa gente tá muito mal acostumada. O que leva à discussao de como o filme foi difundido. Muitos dizem que o marketing acabou atraindo a um público típico de finais felizes, de ficçao científica hollywoodiana, que vai se decepcionar muito com a obra.

3 comentários:

alice disse...

hehe. os livros do saramago são assim mesmo. fantasia que os leva ao extremo do que é viver.
"as intermitências da morte" é assim também...

agora furos do filme???? e o que sobra então para "quem quer ser um milionário????"

AAAARRGGGHHH

que raiva que tive de estar pagando pra assistir àquele filme sessão da tarde!

Anônimo disse...

Oi Carol!
Ensaio sobre a cegueira é meu livro preferido!!! É maravilhoso, chocante, mexeu muito comigo. Que pena vc não achou em portugues.. pq o Saramago tem aquele estilo que é só dele, né...
Ainda não vi o filme, tô com medo de me decepcionar hehe
Agora estamos linkadas, viu?
Beijos
Andrea

Boule de Savon disse...

¿HOLA CAROL QUE TAL? QUE LEGAL CONHECER SEU BLOG! E SABER QUE VOCÊ VIVEU NESSAS CIDADES LINDAS QUE EU JÁ CONHECI, MAS MINHA PAIXÃO É BARCELONA :p SEI QUE VOCÊ ESTÁ INDO PRA MADRID, MAS NÃO TEM PROBLEMA, EU AMO A ESPANHA DEMAISSSS. MOREI EM SALAMANCA POR UM TEMPO, TAMBÉM SOU JORNALISTA E ADORO VIVER POR ESSE MUNDÃOOO DE MEU DEUS =) ESTOU VOLTANDO PROS LADOS DAÍ EM BREVE, VOU PRA SALAMANCA NOVAMENTE FAZER UM MÁSTER EN TIC´S! E VOCÊ FAZ O QUE DE BOM AI? AGORA SOU SUA SEGUIDORA E QUEM SABE UM DIA A GENTE NÃO SE CONHECE :p BESOS CHICA! CUIDA-TE!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin