domingo, setembro 06, 2009

BAM Dialogue


Faz frio e chove. Cinco minutos depois tem sol. Daí chove de novo. Vejo muita diversidade batucando no ferry, pedalando nas ruas e comendo kaasouflé ou curry.
Não consigo cansar de Amsterdã. É mais legal ainda estar aqui por uma razão tão bonita.

Estamos fazendo um documentário sobre o ápice do projeto BAM Dialogue, um encontro entre compositores brasileiros e a prestigiada Nieuw Ensemble, orquestra de música contemporânea de Amsterdã.



O projeto começou em 2008 e já promoveu palestras e alguns concertos, sempre com o mesmo objetivo: gerar intercâmbios musicais (dentro do âmbito contemporâneo) entre Brasil e Amsterdã, uma cidade onde a mistura de diferentes cuturas faz parte da (on going) construção de identidades, assim como no nosso território verde-amarelo.

Documentar o ápice desse projeto é o nosso foco. Caio Amon, estudante do Conservatório de Amsterdã e idealizador de tudo isso, fez uma espécie de convocatória entre vários compositores de música contemporânea brasileiros. Apenas sete tiveram suas obras selecionadas para que fossem executadas, pela primeira vez, pela Nieuw Ensemble durante o Gaudeamus Music Week, um importante festival de música contemporânea.
Para isso estamos aqui: acompanhando ensaios, entrevistando músicos, organizadores e os compositores brasileiros, que, como parte do prêmio, vieram à capital holandesa para ver e ouvir de perto sua estréia no palco do Muziek Gebow.

Como diz o Caio, isso é muito mais que uma competição. É uma oportunidade de colocar a música contemporânea escrita no Brasil em evidência internacional.

3 comentários:

carilevi disse...

show de bola!!
desculpe se passou desapercebido, mas tem algum link ali com a musica do Caio? fiquei curiosa!
BJOK!!!
entao quer dizer que vem de muda em julho do ano que vem?? me planejo pra ficar mais tempo por auqi entao!
xx

carol de marchi disse...

querida, o Caio tá ORGANIZANDO tudo isso! ele é o idealizador do projeto, portanto nao tem nenhuma composiçao dele selecionada (se não seria muita cara-de-pau! haha)
maybe maybe estarei aí ano que vem durante uns meses. segura a onda, dear cari!

Luanne Araujo disse...

Ai que de-li-ci-a! :)
Curta tudo, querida. Um beijo com saudades.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin