sexta-feira, outubro 23, 2009

Você sabe o que é ser um inovador social?

Ontem fui ao meu primeiro evento como membro do Hub Madrid.


novo telhado do Hub Madri, que abre em janeiro

The Hub é uma maravilhosa descoberta recente: são diversos centros espalhado em 20 cidades (inclusive em São Paulo), cada um deles oferece espaços (virtuais e físicos) e serviços para os chamados criativos e inovadores sociais. Ou seja, jovens empreendedores, freelancers ou não, líderes comunitários, artistas, pessoas que querem mudar o mundo. Pessoas capazes de combinar a paixão e garra de um ativista com o pé no chão e pragmatismo de um empreendedor são pessoas que estão no Hub.

É um verdadeiro ecossistema inspirador de idéias que vão além dos padrões vigentes.


forum no Hub Amsterdam


Como eu estava falando, ontem participei de um workshop cujo título era "Qué es un empreendedor o un innovador social?", aqui em Madri.

Descobri que sim, tem muita gente como eu que quer mudar o mundo e já está atuando.

Como por exemplo o Pau Llop, de 28 anos, que criou o Bootup.com, uma organização de jornalismo cidadão. "O jornalismo está acima dos meios" disse. "Nosso trabalho é transformar a informação amadora em conteúdo profissional e com credibilidade". São mais de 1200 periodistas ciudadanos espalhados pelo mundo postando suas notícias diariamente em espanhol na plataforma online, que é na verdade uma social media network.

O Rodrigo Aguirre é outro inovador social. Ele fundou a SocialBid.es, que ajuda ONGs a financiarem seus projetos através de vendas pela Internet (eBay) de artigos e serviços doados por corporações, marcas e celebridades. Genial. Em apenas 18 meses eles já criaram um mercado solidário reunindo compradores, doadores e organizações sociais.

Eu ainda não sei exatamente como serei uma inovadora social, mas eu ainda chego lá. Enquanto isso, inspiração é o que não falta!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin